quinta-feira, janeiro 18, 2007

Cartas a Lucílio I- 1

Procedes deste modo, caro Lucílio: reclama o direito de dispores de ti,concentra e aproveita todo o tempo que até agora te era roubado,subtraído, que te fugia das mãos. Convence-te de que as coisas são tal como as descrevo: Uma parte do tempo é-nos tomada, outra parte vai-se sem darmos por isso, outra deixamo-la escapar. Mas o pior de tudo é o tempo desperdiçado por negligência. Se bem reparares, durante grande parte da vida agimos mal, durante a maior parte não agimos nada, durante toda a vida agimos inutilmente.

Podes indicar-me alguém que dê o justo valor ao tempo aproveite bem o seu dia e pense que diariamente morre um pouco? É um erro imaginar que a morte está a nossa frente: grande parte dela já pertence ao passado, toda a nossa vida pretérita já é do domínio da morte!

Procede, portanto, caro Lucílio, conforme dizes: preenche todas as tuas horas! Se tomares nas mãos o dia de hoje conseguirás depender menos do dia de amanhã. De adiamento em adiamento, a vida vai passando.

Nada nos pertence, Lucílio, só o tempo é mesmo nosso. A natureza concedeu-nos a posse desta coisa transitória e evanescente da qual quem quer que seja pode nos expulsar. É tão grande a insensatez dos homens que aceitam prestar contas de tudo quanto – mau grado o seu valor mínimo ou nulo, e pelo menos certamente recuperável – lhes é emprestando, mas ninguém se julga na obrigação de justificar o tempo que recebeu, apesar de este ser o único bem que, por maior que seja a nossa gratidão, nunca podemos restituir.

Talvez te apeteça perguntar como procedo eu, que te dou todos estes preceitos. Dir-te-ei com franqueza: como alguém que vive bem, sem esbanjamento. Tenho todas as minhas contas em dia! Não te posso dizer que nunca perco tempo, mas sei dizer-te quanto, porquê e de que modo o perco. Posso prestar contas da minha pobreza. A mim,porém, sucede-me o mesmo que a muitos que, sem culpa própria, ficaram reduzidos à miséria: todos perdoam, mas ninguém ajuda.

Que mais há a dizer? Não considero pobre aquele que basta o poucochinho que tem. Prefiro, contudo, que tu preserves os teus bens e que o comeces a fazer quanto antes. Conforme diziam os nossos maiores “já vem tarde a poupança quando o vinho está no fundo!” É que o que fica no fundo, além de ser muito pouco, são apenas as borras!

(Sêneca,Lúcio Aneu - Cartas a Lucilio 1-1 - Tradução de J.A.Segurado E.Campos)

Um comentário:

Unknown disse...

mim identifico muito com a historia de vida de senica lucios
ou ao menos com seu exílio e as supostas catas escritas para lucilio o qual nao sabemos se realmente existiu ou se retratava a ele mesmo o que estava a fazer e pensar
nao sei quanto tempo tenho
apenas sei que o sangue ainda corre em minhas veias e como senca o carrsco de um culpado e o sentimento de culpa que a vivi em mim por ja sentir que a vida na quer ficar e meu corpo pois a vontade de tira-la
expressarei meus sentimentos nas demais cartas